terça-feira, 25 de março de 2008

Kuduro???

Na última sexta-feira, fui almoçar na casa de um tio. Sexta-feira da Paixão e aniversário da minha avó (81 aninhos). Enquanto esperava a comida se acomodar em mim, comecei a ler a Folha de São Paulo. No caderno Ilustrada me veio a idéia pra o primeiro post desse blog: o kuduro, ritmo oriundo de Angola. Quando cheguei em casa, pesquisei no Google e descobri que alguns representantes do estilo musical estiveram no carnaval de Salvador, esse ano, no trio do Psirico! Será que só eu não conhecia o kuduro?

Para os ignorantes como eu, o Kuduro nasceu em Angola influenciado pelo Afro Zouk (Kizomba), Semba e Ragga, entre outros gêneros. O ritmo já é sucesso na Europa, principalmente a sua versão progressiva, que mistura o kuduro ao eletro, também chamada de “new kuduro” e representada pela banda portuguesa Buraka Som Sistema. A banda lançou recentemente um novo single, “Sound of Kuduro”, com a participação de M.I.A e dos angolanos DJ Znobia, Saborosa e Puto Prata. Após o sucesso do EP “From Buraka to the world”, a Buraka se prepara para lançar seu primeiro CD.

Assitam a entrevista feita pelo Uol News com Riot, um dos integrantes do Buraka Som Sistema.



O Kuduro, que significa bunda dura, é ,além de um ritmo musical, um estilo de dança. O som lembra o funk carioca pela batida acelerada e a dança, o rebolation das raves, só que mais sensual e agressivo. Confiram o myspace da banda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu até já tinha ouvido falar, mas só agora consegui entender bem do que se trata. Então, já valeu! Boa sorte com o Blog pra gente. Um beijo...

Alan Botelho disse...

Além de render piadas por causa do nome, o kuduro está rendendo dinheiro pra muito africano.

Por outro lado, no Brasil, nós temos o bunda-mole. Ele ocupa a cadeira da Presidência Nacional.